Em nosso último encontro o grupo discutiu sobre o que é ler e escrever? A resposta para esta pergunta não é tão simples assim, pois ler e escrever requer o domínio de vários conhecimentos e técnicas, talvez ler seja um pouco menos difícil do que escrever.
O leitor precisa dominar bem o código escrito de modo que isso o leve a interpretar a mensagem lida. Parece que aqui sua preocupação é menor porque precisa tão somente decifrá-la. Já o escritor por sua vez precisa se preocupar com o leitor; por esta razão ele terá que se apropriar de uma linguagem escrita que o permita transmitir sua mensagem com maior clareza possível, pois não pode esquecer-se de que o leitor é co-autor de seu texto.
O escritor precisa dar conta das dimensões da leitura que perpassam pela escrita: 1. O contexto (intencionalidade, informatividade), 2. O texto (coesão, coerência), 3. O infratexto (informações implícitas), 4. O intertexto ( um texto depende de outro).
Conclusão: para a construção tanto da leitura quanto da escrita é necessário obter-se o domínio de tais dimensões, por isso vale dizer que todo bom leitor é bom escritor.
Como professora, minhas dúvidas são inúmeras. Além disso, sinto necessidade de melhorar o domínio da linguagem falada e escrita, pois somente o professor lingüisticamente competente poderá tornar seus alunos leitores e escritores competentes.
domingo, 4 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário